A peculiaridade dos anúncios de pensos higiénicos


Alguma vez te perguntaste quem é a criatura que tem as ideias brilhantes para este tipo de anúncios?  Eu, e cheguei a conclusão que a maior parte não deve ser grande coisa.

Para muitas, um dia no período é um dia normal (eu quero ser como vocês quando for grande!), para outras, é mais ou menos e para o pedaço que sobra, a menstruação é um inferno. Aquela felicidade e agitação dos anúncios de produtos de higiene feminina é tudo menos a realidade, nem quando se está fora do período se é assim tão feliz. Existem umas milésimas de segundo que para algumas mulheres pode ser a maior felicidade da vida, MAS atenção, só são algumas milésimas de segundo, e isto acontece quando se pensa “ainda bem que não estou grávida” depois volta tudo ao normal.

Mas quem é que faz aqueles anúncios? Quem é que aprova aquelas coisas? Por favor pessoas que não tem o período respondam: vocês acham mesmo que aquilo é real? As vossas mães/irmãs/tias/primas/namoradas...nunca vos ensinaram nada? O mais problemático ainda é que de certeza absoluta existem mulheres que ajudaram a fazer estes anúncios. E elas não tiveram nada dizer sobre o que se estava a passar? E as raparigas que aparecem nos anúncios a por um tampão em 1 segundo “vês é fácil”. Não posso ser a única lembrar-me deste anúncio, acreditem nada é assim tão fácil.

Eu gostava de ver um briefing para um destes vídeos, aposto que seria algo como:

este produto são uns tampões ótimos fáceis de colocar e absorvem imenso, mas se demonstrarem o quanto absorvem no vídeo por favor não usem líquidos vermelhos, usem azuis é mais giro, quem é quer ver mesmo o que absorvem. Ah! E ponham umas raparigas contentes a dançar para ver se conseguimos que elas achem que vão ficar mais energéticas e que o nosso produto é super cool. E digam que é muito fácil de colocar mas não vale a pena explicar como se coloca que isso elas já sabem.

A sério vejam isto:




Como assim o meu sangue é azul? Agora sou da realeza e ninguém me avisou. Acham
mesmo que vou andar a saltar que nem uma maluca e a jogar à mosca? Isto são anúncios
de 2016 e 2018 e continua tudo na mesma.

Enquanto este tipo de anúncios passar na televisão e as pessoas acharem aceitável este
tipo de ações um tema tão normal continua a ser tabu. Muitas raparigas que têm a
primeira menstruação sentem vergonha em falar sobre o assunto porque continua a ser
tratado como algo que não se pode falar.  

A imagem que passa na publicidade comum dos produtos de higiene nada tem a ver com
as experiências que todas as mulheres vivem. É importante educar a humanidade sobre
a menstruação e não a tratar com um tabu, estas empresas deviam impulsionar a
comunicação e a desmistificação e não mostrar líquidos azuis.

Não é justo as mulheres terem de sofrer em silêncio durante os seus períodos, devíamos
viver numa sociedade em que falar sobre a menstruação e os nossos corpos é normal.
Existe algumas empresas que querem deixar a sua marca e tem quebrado barreiras na
publicidade que criam sobre os pensos e tampões, mas em Portugal as empresas ainda
têm de percorrer um longo caminho.

É de aplaudir estas ações e a publicidade que mostra a realidade e ajuda a passar a
mensagem que ter o período é normal, que as pessoas não deviam ter medo ou se sentir
envergonhadas por ter o período.

Em 2016 saiu o anúncio No blood should hold us back, não fala de pensos ou tampões diretamente, quer transmitir a mensagem que
nenhum sangue nos vai parar e que o período é normal.


Em 2017 o anúncio Blood Normal. O anúncio passa cenários reais de mulheres a lidar com o período, pedir pensos num jantar, fazer sexo, tomar banho, pedir a alguém para nos ir comprar pensos. Tudo cenários da vida quotidiana, mas que as pessoas tratam como tabu. Tudo começou com um post de social media que dizia:

Can’t wait for the day when women no longer pass tampons to a friend like they are a Class A drug.

Isto é real. quantas vezes o período chega no dia anterior e não estávamos preparadas, e temos de andar a pedir e a passar como se tivéssemos a perguntar onde podemos comprar ou a traficar droga.


Por favor em 2019 vamos parar com estes anúncios a ajudar a viver numa
sociedade onde é normal falar sobre o período.

Já agora se não for pedir muito façam um anúncio de uma rapariga a fazer a depilação
com pelos nas pernas.

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